quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sexualidade - Capitulo 1: Identidade Sexual

Identidade Sexual foi o tema da nossa reunião de ontem, e de tão proveitoso seguem os pontos para edificação de todos!

1. Uma Imagem conforme uma Semelhança
"façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança" - Gn 1:26,27
Toda imagem em nós tem uma origem em Deus, uma expressão daquilo que Ele é!
Ele, diferentemente de tudo que criou na terra declarando "Haja!", disse: Façamos! Tomou do pó da terra e formou o homem, e em cada forma criada expressou um Dom, uma característica Sua.

De modo que falar sobre sexualidade não é profano, nem pecado. Não sabemos se Deus tem seios, mas não temos dúvida que os Dons de alimentar, suprir e prover vêm dEle. Também não sabemos nada sobre o pênis de Deus, mas são suas as características de ser Ereto e Flexível quando é firme no que pede de nós e quando usa de sua misericórdia quando nos desviamos de sua vontade; ou sobre o Seu utero: Dons de Gerar e Formar.

Deus distribuiu no homem e na mulher características Suas e criou cada imagem em nós para expressá-las. Deus não é homem, nem mulher. Os homens e mulheres receberam dons e características dEle.

Duas questões importantes:
a. Quem vem primeiro a Imagem ou a Semelhança?
Resposta certa: A Semelhança!

b. A mulher amamenta porque tem seios, ou tem seios porque amamenta?
Resposta certa: Tem seios porque amamenta!

Logo é tão mais importante a Semelhança que a Imagem. Quando supervalorizamos a forma (Imagem) e atribuímos a ela nossa identidade, corremos o risco de sofrer gravemente quando essas formas são de algum modo prejudicadas, amputadas ou mutiladas.

Poderíamos dizer que uma mãe seria incapaz de amamentar se perdesse os seios? Ou incapaz de gestar se perdesse o útero? Somos tentados a relacionar incapacidade de criação, movimento, expressão ou locomoção à perda dos membros ou mudança das formas. Na verdade, preservamos essa capacidade ainda que tenhamos de superar as dificuldades imposta pelas limitações.


2. Um só na origem
"Homem e mulher os criou; e os abençoou, e os chamou pelo nome de Adão" - Gn 5:1,2
Quando Deus o criou homem e mulher, os chamou pelo mesmo nome - de Adão. Isso é importante e, no entanto, passa pelas nossas vidas como um detalhe despercebido. Temos tendência a nos acostumarmos à idéia de que Adão e Eva eram distintos, com identidades próprias desde o princípio, mas não eram. O nome Eva, como um outro nome ou uma outra identidade, só aparece depois do pecado. Esse é o princípio do casamento, quando Adão se levanta do sono e diz: “Essa é osso dos meus ossos e carne da minha carne, porque ela foi tirada de mim”. E Deus então diz: “Deixará pois o homem o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne.” Uma pessoa, um só nome, uma só identidade.

Outro detalhe interessante é a forma peculiar da criação da mulher.
"Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher" Gn 2:21,22
O que Deus queria revelar ao mudar o método de criação do ser humano? Por que não mais utilizar do pó da terra?
Resposta Correta: Para que a mulher não fosse uma outra pessoa dissociada do homem na sua identidade. Um outro ser semelhante, mas com identidade e natureza distintas.

Caso fosse assim não haveria esta plena e perfeita identidade na união do homem com a mulher. O que haveria seria a união em convívio de dois indivíduos. E é nisso que muitas relações conjugais tem se transformado por má compreensão de suas identidades sexuais: o esforço de convívio e aproximação de duas pessoas que insistem em manter sua individualidade por medo de se anularem numa relação.

3. Conceito de pecado
O homem pode perder sua semelhança com Deus, mas não perder a sua imagem. E o pecado consiste nisso: em tendo a imagem de Deus não expressar suas semelhanças. A forma em si nada é quando ela já não reflete a natureza segundo a qual ela foi criada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário